À Brás de Legumes

5 Dezembro, 2020

Alguém me tinha pedido que tornasse esta receita mais saudável, mas a verdade é que eu adoro esta receita tal como ela é! Não é uma receita saudável, mas é uma receita que me lembra muito a minha mãe, aliás é uma receita dela. À brás sempre foi uma receita que a minha mãe adorava fazer para mim e para os meus irmãos, relembra-me a infância e memórias boas. Decidi que ia partilhar convosco a receita da minha mãe, talvez volte a recriar esta receita com um toque mais saudável, mas desta vez vai com tudo a que temos direito!

À brás de legumes é uma receita simples, sem muitos truques e que sai sempre bem. É também uma boa receita para esta época festiva! Para quem é vegan ou para quem não é! O à brás de legumes conquista qualquer um, acredita!

Posso usar qualquer tofu?

Podes! Na verdade, já testei com os dois e ambos funcionam. Eu gosto mais da textura que o tofu macio dá ao à brás de legumes, fica mais cremoso. Contudo, sei que é mais difícil de encontrar por isso usa o que preferires.

E as natas? Têm de ser de soja?

Não necessariamente. Podes usar de côco, arroz ou aveia. As natas nesta receita servem apenas para criar a cremosidade do à brás de legumes. Que é o mais importante desta receita, a cremosidade. Usa o que tiveres em casa!

Posso usar outros legumes?

Sim! É a beleza deste prato! Podes usar o que tiveres em casa! Apenas aconselho a usarem sempre a cebola e o alho francês que trazem um toque especial a este prato.

Vamos cozinhar?

  • 1 alho francês
  • 2 cenouras
  • ½ courgette
  • 1 brócolo pequeno
  • ½ cebola
  • 3 alhos
  • 220g de batata palha
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • Sal
  • Pimenta
  • 1 colher de chá de curcuma
  • 150ml de natas de soja
  • 160g de tofu macio
  • Salsa a gosto
  1. Começa por laminar o alho francês, a cebola e os alhos. Reserva.
  2. Rala as cenouras e a courgette. Pica os brócolos em pedaços pequenos. Reserva.
  3. De seguida prepara o molho, este vai ser o nosso substituto aos ovos! Vai criar um à brás cremoso e delicioso. Junta as natas, tofu e adiciona sal, pimenta e curcuma, bate tudo com a varinha mágica e reserva.
  4. Leva uma panela ao lume médio com o azeite. Adiciona o alho francês, cebola e alho e deixa cozinhar até aromático.
  5. De seguida junta os restantes legumes e deixa cozinhar durante 10min.
  6. Verte metade do molho com o tofu e envolve bem. Junta metade das batatas e envolve devagar até estar bem incorporado.
  7. Junta as restantes batatas e molho e envolve tudo. Retira a panela do fogo.
  8. Prova e ajusta os temperos se for necessário. Adiciona bastante salsa picada e serve com uma salada fresquinha!

Não queres perder nenhuma receita minha?

Subscreve à SPICYLETTER! Vais receber novidades do blog, conteúdos exclusivos e algumas receitas em primeira mão…e ainda recebes grátis o ebook ‘5 RECEITAS VEGAN DE CONFORTO’! 

EMPADÃO DE LENTILHAS

Sabem aquelas comidas que nos reconfortam o coração? Este empadão é uma delas! Um maravilhoso empadão de lentilhas com sabores intensos que nos enche a alma. Uma das minhas comidas favoritas desde criança...

RECEITA

PANADOS DE SEITAN

Já me estou a babar só de escrever esta receita! Uma das minhas favoritas do momento. Eu e o meu namorado não deixamos de comer carne ao mesmo tempo, porém ele deixou-o de forma gradual e agora em casa já não temos nada...

RECEITA

VEGAN WELLINGTON

Boa noite queridos seguidores! Hoje trago-vos a primeira sugestão para o natal, um Wellington vegan. Recheado com cogumelos e lentilhas fica divinal e acredito que vão surpreender todos lá em casa, até mesmo a quem diz não gostar...

RECEITA