Bolo de Chocolate e Ganache Cremosa

10 Julho, 2020

Sabem aqueles bolos que são tão bons que não sobra nadinha? Esta delícia de chocolate é um deles! É preciso colocar um sinal de stop de tão bom que é. Por isso não digam que não avisei quando não conseguirem parar de o comer.

Para além de delicioso é um bolo húmido, fácil de fazer e com muito poucos ingredientes, a maioria todos nós já temos em casa! “Mas Ana o bolo sem ovos cresce?” esta é daquelas perguntas que sinto sempre que irá existir, percebo a curiosidade e vontade de desvendar este enigma do bolo fofinho sem ovinhos. Pois então é muito simples! Todos os bolos sofrem reações químicas que os fazem crescer e ficar fofos. Não existe um substituto direto para o ovo pois ele não é assim tão necessário, uma simples reação química com vinagre e bicarbonato faz o trabalho do ovo de uma forma mais simples. E não, não sabe a vinagre!

A ganache de chocolate é esta cobertura linda e cheia de brilho. Acho que é das coberturas, mas fáceis que existe na gastronomia e daquelas que todos já ouvimos, mas julgamos ser difícil devido ao seu nome clássico. Um ganache nada mais é do que chocolate com natas. Simples, não é? Mas existe uma técnica para a tornar mais cremosa e brilhante, e vou ensinar-vos neste post. Já me estendi um bocadinho não foi? Vamos á receita!

Bolo

  • 1 + ½ cup de farinha de trigo – 212 g (espelta resulta super bem)
  • ¾ cup de açúcar – 175g (açúcar de côco ou de cana)
  • 1/3 cup de cacau em pó – 32g
  • 1 csp de fermento em pó
  • 1 colher de chá de café em pó
  • ¾ cup de leite de amêndoa sem açúcar - 220ml
  • 3 csp de puré de maçã
  • 1 csp de vinagre de sidra
  • ¼ cup de óleo – 60ml (óleo vegetal ou de côco)

 

Cobertura

  • 175g de chocolate 70% (podem usar até 75%, não usem um chocolate ao leite pois não irá resultar)
  • 180ml de natas de soja para bater (só resulta com natas de soja com alguma gordura)

Bolo

  1. Começa por adicionar todos os ingredientes húmidos numa taça e envolve bem. Reserva.
  2. De seguida numa outra taça, mais funda, adiciona todos os ingredientes secos envolvendo até que se incorporem.
  3. Verte os ingredientes húmidos para os líquidos e bate com a batedeira por 5min em velocidade média, até que bolinhas apareçam.
  4. Pré aquece o forno a 180º.
  5. Unta uma forma de 20cm com papel manteiga no fundo, manteiga vegetal e cacau em pó para que não fiquem restos de farinha do bolo e ele fique com uma cor homogénea.
  6. Verte a massa na forma e leva ao forno a 180º por 25/30min. Faz o teste do palito até que não esteja líquido e agarre pouca massa.
  7. Deixa arrefecer por completo.

Cobertura

  1. Leva as natas ao micro-ondas por 1 minuto.
  2. Parte o chocolate em pedaços iguais e coloca nas natas. Reserva durante 5min.
  3. Envolve o chocolate e as natas até todo o chocolate estar derretido e criar um creme liso e muito cremoso. Se for necessário coloca a mistura mais alguns segundos no micro-ondas até o chocolate derreter por completo.
  4. Leva a mistura ao frigorífico por 5/7 min.
  5. Com o bolo já frio e a mistura arrefecida coloca a cobertura no bolo e finaliza com algumas raspas de chocolate 80%. Aproveita!

Não queres perder nenhuma receita minha?

Subscreve à SPICYLETTER! Vais receber novidades do blog, conteúdos exclusivos e algumas receitas em primeira mão…e ainda recebes grátis o ebook ‘5 RECEITAS VEGAN DE CONFORTO’! 

Arroz Doce Vegan

Estamos na semana antes do Natal e partilhei algumas sugestões para a vossa ceia, tanto aqui como no meu instagram @anasofia_rosado! Mas Ana e os doces? Vocês pediram e aqui está a primeira receita doce para este Natal...

RECEITA

Vegan Banoffee

Boa noite! Sei que esta receita já era aguardada por muitos de vocês. Antes de mais queria agradecer o feedback que tenho recebido, com o vosso apoio, o processo criativo torna-se bem mais divertido! Mas vamos ao que vos interessa...

RECEITA

Bolo de Laranja Invertido

Boa noite queridos seguidores! A semana passada recebi um cabaz da Farmie e este bolinho foi inspirado nas laranjas que recebi. A Farmie é uma empresa que entrega em tua casa produtos biológicos e de produção local...

RECEITA