Bolo de Limão Vegan

26 Novembro, 2018

Boa noite a todos, daqui fala a Ana, mais uma vez trago-vos uma das minhas experiências dentro do mundo vegano, que ainda é muito novo para mim. Por isso é que gosto tanto de partilhar convosco esta nova etapa da minha vida dentro do veganismo.

Eu e o Gonçalo ouvimos os vossos pedidos e decidimos que iremos partilhar apenas receitas doces aqui no visions, porém continuaremos com as nossas reviews aos espaços que vistamos aqui no Porto!

Apresento-vos então o meu bolo de limão vegano! É uma receita simples, porém deliciosa, acreditem em mim. Bolo de limão é uma das receitas que a minha avó fazia desde que eu era pequenina e o cheirinho a citrinos sempre me encheu o coração. Tentei recriar a receita dela, mas numa versão veganizada. O bolo fica super fofinho e como é feito sem açúcares refinados torna-se um pouquinho mais saudável, usei açúcar de cocô e para a cobertura fiz uma geleia de chia com frutos vermelhos a qual adocei com agave. A combinação da cobertura com a leveza do bolo fica ótima e junta-se perfeitamente com o sabor a citrino do bolinho de limão.

Não ficou igual ao da minha avó, porque comida da avó é sempre comida da avó, não é? Mas o sabor e o cheirinho ficaram muito idênticos o que fez ficar muito contente com o resultado e o querer partilhar convosco.

  • 1 chávena mais ½ chávena de farinha de trigo
  • ¾ de chávena de açúcar de cocô
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada generosa de sal
  • ¾ de chávena de leite de amêndoa (ou bebida vegetal de preferência, contudo não aconselho leite de soja por ser mais espesso)
  • ½ de chávena de manteiga vegetal derretida
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha (ou aroma se preferirem)
  • 4 colheres de sopa de sumo de limão
  • 1 colher de sopa de raspas de limão

        COBERTURA

  • 1 chávena de frutos vermelhos congelados
  • 5 colheres de sopa de agave
  • 1 chávena de água
  • 2 colheres de sopa de sementes de chia
  1. Para começar junta todos os ingredientes secos num recipiente, a farinha, o açúcar, sal e fermento. Mistura os ingredientes. Num outro recipiente mistura todos os ingredientes húmidos, o leite, a manteiga já derretida, o extrato de baunilha, o sumo de limão e as raspas, incorporando todos os ingredientes.
  2. Junta a mistura dos ingredientes húmidos aos secos e mistura até criar uma mistura completamente homogénea.
  3. Leva ao forno numa forma retangular de pão (previamente untada e enfarinhada ou forrada com papel manteiga) a 180º graus, por aproximadamente 40/50 minutos dependendo da potência do vosso forno.
  4. Enquanto o bolo está no forno vamos preparar a nossa cobertura de frutos vermelhos.
  5. Numa panela em fogo médio adiciona os frutos e deixa que eles comecem a soltar alguma água, mexendo casualmente. Assim que os frutos estiverem derretidos esmaga-os com um garfo para criar uma consistência mais homogénea.
  6. Junta o agave e a chia e mexe regularmente até que a geleia comece a ganhar consistência. Quando pronta reserva.
  7. Com o bolo e a cobertura já frios podem começar a montar a vossa apresentação como preferirem, eu adicionei ainda iogurte de mirtilos e pepitas de cacau cru.

Não queres perder nenhuma receita minha?

Subscreve à SPICYLETTER! Vais receber novidades do blog, conteúdos exclusivos e algumas receitas em primeira mão…e ainda recebes grátis o ebook ‘5 RECEITAS VEGAN DE CONFORTO’! 

Brownies Vegan

Apresento-vos os melhores brownies que já fiz! Sei que temos partilhado muitas receitinhas saudáveis, esta não é, mas acreditem que compensa todas as calorias. Uma receita fácil e perfeita para fazerem no fim de semana...

RECEITA

Tartes Folhadas com Geleia de Chia

Boa noite, como andam esses preparativos para o natal? Por aqui andamos a testar muitas receitinhas para vocês fazerem no natal! Hoje trago-vos uma receita super fácil, que vai surpreender-vos pelo sabor incrível. Mini tartes...

RECEITA

Mini Tartes de Maçã – Halloween

Boooh! O Halloween está a chegar, por isso preparamos algumas receitas assustadoras para fazerem para as vossas festinhas de Halloween. Esta primeira receita é muito simples e deliciosa. Minis tartes de maçã em forma de...

RECEITA