Molho de Tomate com Alho Assado

22 Setembro, 2020

E voltamos aos básicos para vos dar a minha receita de molho de tomate caseiro, mas com um truque! Este molho de tomate é feito com alho assado e manjericão fresco. Com ingredientes frescos e cozinhado por pelo menos 1 hora, torna o molho delicioso, com um sabor aromático e refrescante.

Estamos em setembro, esta é a melhor época do tomate e cebola. Então é perfeito fazermos o nosso molho em grandes quantidades e congelarmos, para mais tarde usarmos. O facto de o cozinharmos durante a época dele teremos um molho muito melhor.

Esta receita é muito versátil e pode ser a base para muitas das vossas receitas. Para além disso é facilmente congelado e conservado durante bastante tempo. Não leva água, pois o tomate larga bastante água. Por não se acrescentar água fica um molho aveludado e muito cremoso! Claro que fica ótimo com massas, lasanhas…para o que quiserem na verdade.

  • 10 tomates de cacho
  • 4 alhos assados
  • 1 cebola
  • 3 csp de azeite
  • Folhas de manjericão
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto
  1. Assa os dentes de alho inteiros com casca no forno a 200º por 10/15min.
  2. Corta os vegetais em quartos e reserva.
  3. Coloca uma panela em fogo médio com azeite até aquecer.
  4. Adiciona os legumes e o alho já assado (sem casca). Deixa refogar em fogo médio por 10min.
  5. Deixa cozinhar em fogo baixo, mexendo pontualmente, por pelo menos 1 hora, para que o tomate perca a sua acidez natural.
  6. Assim que tiver passado 1 hora adiciona o sal, pimenta e bate tudo com a varinha mágica até obteres um molho liso e aveludado.
  7. Adiciona manjericão e está pronto a comer!

Não queres perder nenhuma receita minha?

Subscreve à SPICYLETTER! Vais receber novidades do blog, conteúdos exclusivos e algumas receitas em primeira mão…e ainda recebes grátis o ebook ‘5 RECEITAS VEGAN DE CONFORTO’! 

LASANHA DE LENTILHAS VEGAN

Já ando a testar receitas de Lasanha desde que me tornei vegan, esta ganhou lugar no coração e por isso tenho mesmo que partilhar a receita convosco! Os passos são simples e muito parecidos...

RECEITA

GUACAMOLE

Fãs de abacate esta receita é para vocês 😊 O melhor guacamole! Com cebola roxa, tomate e muitos coentros. Podem comer com nachos, em torradas, nas vossas refeições onde vocês quiserem! Espero que vocês gostem ❤️

RECEITA

ALMÔNDEGAS DE LENTILHAS COM MOLHO DE TOMATE

Quem é que não gosta de almôndegas? Sempre foi uma das minhas comidas preferidas e, desde que me tornei vegan, tenho testado imensas receitas para fazer as almôndegas perfeitas. Acho que finalmente acertei...

RECEITA