
O mel é Vegan?
16 Abril, 2021
Para algumas pessoas é difícil de compreender os hábitos alimentares vegan. Existe muito ceticismo, muitas dúvidas e poucas certezas.
O veganismo é muito mais do que uma escolha alimentar, é uma escolha ética, que exclui todas as formas de exploração e crueldade animal. Mas afinal, o mel é vegan?
É uma pergunta para a qual ainda não tenho uma resposta concreta. Mas porquê?
Como é produzido o mel?
A produção do mel começa quando as abelhas operárias (que trabalham fora das colmeias) recolhem o néctar das flores. Essa é a matéria-prima do mel.
SABIAS QUE…
Durante o período de um ano, uma colônia de abelhas come entre 120 a 200 quilos de mel?
Este pequeno inseto possui um estomago e um outro reservado apenas para a recolha e armazenamento do néctar. Uma espécie de tanque que reserva o néctar desde a recolha até a abelha chegar à colmeia, conseguem armazenar cerca de 70mg.
Durante o transporte, o processo já começa a acontecer, com a ajuda das enzimas que as abelhas produzem em glândulas da boca. Essas mesmas enzimas mudam o tipo de açúcar do néctar e impedem que o mel se estrague.

Quando as abelhas chegam à colmeia, o néctar é passado às abelhas mais jovens, estas processam o néctar por cerca de meia hora. É o tempo suficiente para que as enzimas quebrem os açúcares complexos do néctar e estes sejam transformados em açúcares mais simples, de modo que fica mais digerível para as abelhas e diminui o risco de ser atacado por bactérias.
Após este processo, as abelhas espalham o néctar ao logo dos favos de mel, onde a água evapora e torna-se numa calda mais grossa, o mel como o conhecemos.
A indústria
A indústria tem nos seus parâmetros a manipulação de colónias para aumentar a produtividade e como consequência aumentar o lucro da produção.
Ao retirar o mel, qualquer apicultor, por mais cuidado que tenha, não consegue deixar de matar alguns insetos. Para as abelhas o mel é alimento, elas produzem, armazenam e consomem nos períodos de escassez.
Quando as abelhas sentem que estão sobre ataque, atacam. Por consequência acabam por morrer.
As consequências da indústria, apesar de regulamentação existir, não existem garantias de como estas são cumpridas. Daí ser um tema muito sensível e difícil de definir em termos práticos.
Não existindo regulamentação, como sabemos que o mel produzido pelas grandes indústrias não causa o mau estar nestes pequenos insetos?

Os maiores problemas do consumo excessivo do mel
- O bem-estar das abelhas é afetado
- Consumo e produção em massa
- A falta ou pouco cuidado na extração do mel
…mas, são apenas insetos!
As abelhas para além de produzirem mel, são responsáveis pela polinização. O desaparecimento desta espécie pode afetar 35% da produção dos cereais a nível mundial.
Porque é que isto é importante? Polinização
É um serviço valioso para o ecossistema permitindo o transporte de flor em flor através de agentes polinizadores bióticos
Aproximadamente 90% das espécies de flores em todo o mundo estão dependentes desta polinização
Contribui para o aumento da diversidade genética da flora e aumento da produção

Consequências e problemas da indústria no ambiente
O número de abelhões está a diminuir signitivamente (são muito importantes na polinização)
Aumento da nossa pegada de carbono (emissão de gases)
O mel é extraído das colmeias e substituído por uma substância com açúcar, pobre em nutrientes (prejudicando a vida e o bem-estar das abelhas)
Na produção em massa é comum a indústria matar milhares de abelhas durante o inverno (diminuição da espécie afeta diretamente a biodiversidade e os ecossistemas)
Conclusão
O ser humano não necessita do mel para sobreviver, contudo o mais importante é mesmo reduzir o consumo de produtos de origem animal.
Se uso mel? Escolho não o fazer, contudo não considero que o uso pontual, vindo de agricultores locais responsáveis seja o problema.
É o consumo em massa que é muito destrutivo, não o uso pontual. O consumo em massa destrói as abelhas e consequentemente o planeta.
Qual é a melhor maneira de garantirmos o bem-estar destes pequenos insetos? É mesmo não consumirmos mel. Se optas por usar mel, fá-lo com a maior consciência possível, exclui o mel industrializado.

Alternativas ao mel
Já existem muitas alternativas ao mel convencional, felizmente algumas já são muito acessíveis e não custam balúrdios.
Aqui ficam algumas sugestões:
- Xarope de Agave (o meu preferido)
- Xarope de tâmaras
- Xarope de Ácer
- Geleia de Arroz
- Geleia de Côco
Receitas onde uso o agave como substituto do mel
Panquecas de aveia e espelta
Um pequeno-almoço super nutritivo e muito saboroso. Estas panquecas são fofas e ficam deliciosas!
Papas de aveia
O agave é um dos meus toppings favoritos quando faço papas de aveia! Estas papas ficam cremosas e deliciosas, o agave é perfeito nesta receita.
Bolachas de tahini e aveia
Uma receita deliciosa, simples de fazer para um snack perfeito. Onde o agave dá a doçura necessária para que este snack se torne viciante!
Espero que este post te ajude!
Fontes
