Bolo de Bolacha com Caramelo Salgado

3 Agosto, 2020

Uma receita que me faz viajar no tempo? Pois para mim o bolo de bolacha é uma delas! Lembra-me os almoços que tinha com o meu pai nas típicas tasquinhas portuguesas, que bom são os sabores tradicionais, não é? E se vos disser que recriei esse sabor da minha infância, mas sem crueldade animal? Sim eu fiz um mega bolo de bolacha com todo o sabor tradicional, mas com tudo vegan, e ainda lhe acrescentei um caramelo salgado da evervegan!

Com um leve creme de natas e leite condensado de côco, camadas de bolacha tostada e um sabor a café que me deixa sempre muito feliz! Sei que muitas pessoas conhecem o bolo de bolacha, mas feito com bolacha maria (que geralmente não é vegan), mas eu prefiro o sabor e a textura de uma boa bolachinha tostada, acho que combina muito melhor com o tipo de bolo e geralmente a maioria é vegan.

Podem substituir o leite condensado de côco pela mesma quantidade de açúcar mascavo, caso não encontrem leite condensado de côco no vosso supermercado.

Prontos para mergulhar dentro deste bolinho?

Bolo de Bolacha com Caramelo Salgado
Bolo de Bolacha com Caramelo Salgado
Bolo de Bolacha com Caramelo Salgado
Bolo de Bolacha com Caramelo Salgado
  • 2 Pacotes de natas de soja para bolo (400ml)
  • 1 lata de leite condensado de côco (200g)
  • 3 pacotes de bolacha tostada
  • Café de cafeteira q.b
  • Caramelo salgado (o quanto vocês quiserem pôr!)
  1. Com as natas já bem frescas (devem estar no frigorífico pelo menos 8 horas) bate com a batedeira com velocidade média durante 5min.
  2. Junta o leite condensado á mistura e bate vigorosamente até teres um creme consistente. Reserva no frigorífico por 10min. Este passo é bastante importante para que o creme fique ainda mais consistente, se poderes deixa no frio até ser mesmo tempo de montar o bolo.
  3. Começa por processar 5 bolachinhas no processador até teres uma areia de bolacha. Reserva.
  4. Usa uma forma com fundo falso para ser mais fácil retirar o bolo quando estiver pronto. Usei uma forma grande (eu usei de 20cm para a foto ficar mais bonita, com o resto dos ingredientes fiz outro bolo, por isso esta receita dá para dois bolos se usarem uma forma mais pequena).
  5. Começa por pôr uma camada do creme. Depois molha cada bolacha no café (é importante que seja um café de qualidade e de preferência de cafeteira para que o sabor não seja tão intenso, se não tiverem cafeteira misturem o café expresso com um pouco de água).
  6. Faz uma camada de bolacha molhada em café e depois uma camada de creme. Repete este processo até já não teres mais ingredientes. A camada final deve ser com o creme, por cima coloca a bolacha triturada. Leva ao frigorífico por pelo menos 8 horas (o melhor é ficar uma noite no frigorífico para ficar com bastante estrutura).
  7. Quando estiver bem firme serve com o caramelo salgado da evervegan e delicia-te com esta maravilhosa receita!

Espero que gostem, até breve.

Não queres perder nenhuma receita minha?

Subscreve à SPICYLETTER! Vais receber novidades do blog, conteúdos exclusivos e algumas receitas em primeira mão…e ainda recebes grátis o ebook ‘5 RECEITAS VEGAN DE CONFORTO’! 

BOLO DE CHOCOLATE E GANACHE CREMOSA

Sabem aqueles bolos que são tão bons que não sobra nadinha? Esta delícia de chocolate é um deles! É preciso colocar um sinal de stop de tão bom que é. Por isso não digam que não avisei quando não conseguirem parar de o comer...

RECEITA

VEGAN BANOFFEE

Boa noite! Hoje trago-vos uma receita deliciosa, nuggets de tofu que são maravilhosos. Estaladiços e cheios de sabor. Estes não ficam esponjosos nem sem sabor! O segredo está nos temperos, e na forma como é cozinhado...

RECEITA

BOLO DE CHOCOLATE VEGAN

Boa noite! Hoje trago-vos um bolo de chocolate vegan recheado com chantili e morangos e decorado com frutos vermelhos. Fica super fofinho e húmido por dentro! Antes que perguntem sim, esta receita contém açúcar. O açúcar é sim...

RECEITA