Brioche Vegan com Chocolate

31 Março, 2021

Queres uma receita para esta Páscoa? Este brioche recheado de chocolate é uma ótima alternativa para tornares a tua Páscoa ainda mais deliciosa!

Nas épocas festivas são sacrificados muitos animais, penso que devemos tomar consciência de que, as nossas escolhas enquanto consumidores provocam imenso impacto tanto a nível das vidas dos animais como a nível ambiental.

O desafio que quero lançar-vos esta Páscoa é o #desafiopascoavegetal! Basicamente quero convidar-vos a substituírem 1 ou mais pratos que geralmente comem na Páscoa por alternativas 100% vegetais. No meu instagram vou deixar algumas sugestões ao longo da semana para vos inspirar.

Mas agora vamos falar do nosso brioche, afinal esta pode ser um dos complementos neste desafio!

FARINHAS

Acho que é sempre a maior dúvida quando faço pães ou massas que tenham levedura envolvida. Se é possível usarem farinha de espelta por exemplo? Sim, a densidade é semelhante, contudo não testei. Neste caso temos de pensar na regra que já vos ensinei em posts anteriores. Quanto mais branca e fina for a farinha mais fofo o pão irá ficar. Como estados a falar de um brioche, convém que seja bem fofo. Por isso aconselho a usarem a farinha de trigo T65, podem usar a T55 também.

FERMENTO

Já sabem, é importante que o vosso fermento esteja vivo para que a vossa massa cresça e fique bem fofinha. Se o vosso fermento formar bolhas está vivo se não formar não está e o melhor é mesmo usarem outro.

MANTEIGA VEGETAL

É mesmo importante usarem manteiga nesta receita (100% vegetal claro). Testei com óleo de côco e não resultou nada bem. Usem a vossa manteiga vegan favorita, vão ver que compensa.

CHOCOLATE

Usei 70%, mas geralmente até prefiro chocolates mais amargos. Podem usar entre 70% a 85%.

Vamos cozinhar?

Brioche

  • 2 + ¾ cup de farinha de trigo T65 ou T55
  • ¼ cup de açúcar amarelo ou de côco
  • 2 csp de fermento seco para pão
  • 1 pitada de sal
  • 180ml de leite de amêndoa sem açúcar morno
  • ½ cup de manteiga vegetal derretida

Recheio de chocolate

  • 55g de chocolate negro derretido (usei 70%)
  • ¼ cup de manteiga vegetal derretida
  • 2 csp de cacau em pó
  • 4 csp de açúcar em pó

Calda

  • 2 csp de agave
  • 30ml de leite de amêndoa sem açúcar

Brioche

  1. Começa por colocar o leite de amêndoa morno numa taça e junta o fermento. Mexe muito bem e reserva durante uns 10min.
  2. Após os 10min o fermento deve ter formado algumas bolhas.
  3. Junta os restantes ingredientes da massa e envolve muito bem com as mãos.
  4. Sim, no início a massa parece que não vai dar certo. Confia, é hora de amassar muito bem. Amassa a massa durante uns 10min. A massa deve ficar lisa e muito uniforme.
  5. Assim que atingires a consistência pretendida, reserva o teu brioche numa taça, tapada com um pano e reserva para levedar durante 2 horas ou até a tua massa dobrar de tamanho.

Recheio de chocolate

  1. Adiciona todos os ingredientes a uma taça, e envolve muito bem.
  2. Deves ficar uma pasta homogénea.

Montagem e cozedura

  1. Para montar o brioche começa por abrir a massa com um rolo até obteres um retângulo uniforme.
  2. Coloca todo o recheio de chocolate no meio da massa. Espalha com uma espátula para que tenhas uma camada de recheio regular.
  3. Enrola o brioche até que tenhas um rolo.
  4. Corta esse rolo cuidadosamente ao meio.
  5. Agora é só entrançar as duas partes.
  6. Coloca o teu brioche recheado numa forma retangular de pão forrada com papel vegetal e um pouco de óleo de côco.
  7. Deixa levedar por mais 1 hora dentro da forma. Coloca também um pano por cima.
  8. Pré aquece o teu forno a 170º.
  9. Leva o teu brioche ao forno a 170º por 35-45min, vai depender sempre do teu forno.
  10. Assim que o teu brioche sair do forno coloca a calda e deixa arrefecer.
  11. Agora é só aproveitar!

Não queres perder nenhuma receita minha?

Subscreve à SPICYLETTER! Vais receber novidades do blog, conteúdos exclusivos e algumas receitas em primeira mão…e ainda recebes grátis o ebook ‘5 RECEITAS VEGAN DE CONFORTO’! 

VEGAN WELLINGTON

Este bolo foi inspirado num bolo que comi há uns anos no porto dos gatos! Se não sabes do que estou a falar podes ver no meu IGTV. Lá tenho vídeos onde falo de sítios vegan aqui pelo Porto e o porto dos gatos é um deles. Confesso que este espaço merece um post aqui no blog! Está prometido o post quando for possível. Mas continuando a falar do bolo, é altamente...

RECEITA

TRUFAS DE CHOCOLATE E AVELÃ

Lembras-te de falarmos de ferreros no meu instagram? Pois bem, não tenho memória do sabor pois não sou fã! Porém sei os ingredientes que estão presentes e inspirei-me neles para vos trazer mais uma proposta para o vosso natal! Trufas de chocolate e avelã! Feitas com uma...

RECEITA
Bolo de Bolacha com Caramelo Salgado

BOLO DE BOLACHA COM CARAMELO SALGADO

Uma receita que me faz viajar no tempo? Pois para mim o bolo de bolacha é uma delas! Lembra-me os almoços que tinha com o meu pai nas típicas tasquinhas portuguesas, que bom são os sabores tradicionais, não é? E se vos disser que...

RECEITA