Couve Flor Crocante

17 Setembro, 2020

Esta é daquelas receitas que nos fazem ver como o mundo vegetal é incrível! Com uma mera couve flor podemos fazer inúmeras receitas, é tão bom vermos o mundo vegetal em ação. Hoje trago-vos uma couve flor crocante, cheia de sabor e saudável, feita no forno e ainda é proteica. Sim, incluí proteína nesta receita para ser uma receita mais completa! A farinha de grão de bico torna esta receita ainda mais crocante e saborosa.

O truque para que a couve flor fique crocante sem fritar, é cozinharem-na num tabuleiro de forno com papel vegetal e separadas uma das outras. Este passo é essencial e é uma dica que também funciona em receitas com batata por exemplo. Se querem batatas crocantes feitas no forno, cozinhem-nas com alguma distância entre elas para conseguirem obter o crocante de um frito.

Para os mais gulosos, sim podem fritar esta receita. A couve flor fica mais crocante quando frita, mas queria mostrar-vos uma alternativa mais saudável para o dia a dia.

Espero que gostem desta receita!

  • 1 couve flor pequena cortada em pedaços médios
  • ½ cup de farinha de grão de bico
  • ½ cup de água
  • Sal a gosto
  • Pimentão doce a gosto
  • Ervas aromáticas secas a gosto
  • Pão ralado q.b
  • 2 csp de azeite
  1. Corta a couve flor em pequenos floretos.
  2. Pré aquece o forno a 180º enquanto preparas o resto da receita.
  3. Num prato de sopa adiciona a farinha de grão, a água e todos os temperos. Mistura tudo muito bem até que obtenhas uma mistura homogénea.
  4. Noutro prato fundo adiciona o pão ralado, adiciona um pouco de sal e reserva.
  5. Molha cada pedaço de couve flor no preparado com a farinha de grão e posteriormente no pão ralado até que esteja uniforme.
  6. Leva a couve flor ao forno separadas entre si para que fiquem bem crocantes. Adiciona uma folha de papel vegetal ao tabuleiro para que seja fácil retirar os floretos.
  7. Passa um fio de azeite em cada couve flor para que fique dourado.
  8. Leva ao forno a 180º por 30/35min ou até que a couve flor esteja bem dourada.
  9. Retira do forno e deixa arrefecer um pouco antes de servir.
  10. Acompanha com molho de tomate ou molho de ervas!

NOTA: Esta receita pode também ser frita.

Não queres perder nenhuma receita minha?

Subscreve à SPICYLETTER! Vais receber novidades do blog, conteúdos exclusivos e algumas receitas em primeira mão…e ainda recebes grátis o ebook ‘5 RECEITAS VEGAN DE CONFORTO’! 

RISSOTO DE RESTOS

Fui desafiada pela @apimenteiraspices em fazer algumas receitas usando os temperos deles para amplificar o sabor da minha comida! A pimenteira é das minhas marcas favoritas de especiarias e já vos...

RECEITA

2 PASTINHAS VEGETIAS

Muitas vezes há quem questione o que os vegan colocam no pão, nas torradas ou os snacks que comem. Hoje trouxe-vos duas receitas muito simples que podem usar como quiserem! Pastinha de caju e uma pastinha de cenoura que ficam...

RECEITA

VEGAN NUGGETS

Boa noite! Hoje trago-vos uma receita deliciosa, nuggets de tofu que são maravilhosos. Estaladiços e cheios de sabor. Estes não ficam esponjosos nem sem sabor! O segredo está nos temperos, e na forma como é cozinhado...

RECEITA