Rissoto de Restos

16 Agosto, 2020

Fui desafiada pela @apimenteiraspices em fazer algumas receitas usando os temperos deles para amplificar o sabor da minha comida! A pimenteira é das minhas marcas favoritas de especiarias e já vos tinha falado dela várias vezes no instagram. É uma marca que comercializa especiarias biológicas, onde tudo é feito com muito carinho e com um conceito muito interessante, pois têm gamas de especiarias de acordo com os diversos cantinhos do mundo! Como sabem só publicito marcas com as quais me identifico e uso, a pimenteira é uma delas. Super recomendo os produtos deles e com eles podem criar receitas incríveis como esta que vos trago hoje.

Vivemos numa era onde o consumismo é absurdo e estamos habituados a ter tudo o que queremos quase na hora. Para mim o desperdício alimentar é dos problemas mais graves que está cada vez mais presente na nossa sociedade. Decidi criar uma receita onde vos ensinasse que restos podem ser aproveitados de formas incríveis! A ideia que temos dos restos é que são lixo, mas são longe de o ser. Cascas, talos, restos de legumes, folhas…tudo isto pode ser aproveitado e podemos criar deliciosas receitas muito low budget.

Sermos mais sustentáveis e ecológicos também ajuda a nossa carteira, e digam lá, já que compram comida não gostavam de saber como a aproveitar na sua totalidade antes de a deitarem no lixo? Apresento-vos um rissoto de restos! Uma receita que faço muitas vezes mas onde a estrela é o caldo de restos. Este caldo vai ser muito útil dentro da vossa cozinha! Pode ser a base de tudo, rissoto, açorda, paella, arroz, massa…inúmeras possibilidades. Querem aprender como dar uso a esses talos e cascas? Vamos a receita!

Caldo

  • Restos de legumes, cascas, talos…
  • 1 litro de água
  • 1 csp de azeite
  • 1 csp de herbes (@apimenteiraspices)
  • Sal a gosto

Rissoto

  • 1 cup de arroz arborio (arroz para rissoto)
  • 8 cups de caldo de legumes
  • Restos de legumes do frigorífico (refogados)
  • ½ cebola picado
  • ½ alho francês picado
  • 1 alho laminado
  • Azeite q.b
  • Levedura nutricional (opcional)
  • Tempero italiano (para servir - @apimenteiraspices)
  1. Começa por fazer o caldo de legumes (podes seguir os passos do vídeo que coloquei no instagram).
  2. Refoga os restos de legumes em azeite até aromáticos.
  3. Adiciona a água e as especiarias e deixa ferver. Depois de ferver coloca no mínimo e deixa cozinhar por pelo menos 2 horas ou até reduzir e teres um caldo concentrado.
  4. A uma panela junta azeite, cebola e alho francês e o resto dos legumes que tenhas no frigorífico. Refoga bem e reserva.
  5. Junta mais um pouco de azeite e refoga o arroz (tudo em fogo médio), mexendo bem.
  6. Agora que o arroz está refogado é ir adicionando caldo e mexendo sempre. Sempre que o arroz absorver quase todo o caldo é porque está na altura de adicionar mais caldo. Repete este processo até o arroz estar cozido (al dente e nunca demasiado). O arroz deve ficar cremoso e ainda com algum caldo, mas não demasiado (podes ver a consistência no vídeo).
  7. Por fim adiciona levedura nutricional (opcional, mas recomendo muito) e sumo de limão.
  8. Servi com tomate e alho assado pois fica divinal! Espero que gostem desta receita!

Não queres perder nenhuma receita minha?

Subscreve à SPICYLETTER! Vais receber novidades do blog, conteúdos exclusivos e algumas receitas em primeira mão…e ainda recebes grátis o ebook ‘5 RECEITAS VEGAN DE CONFORTO’! 

VEGAN WELLINGTON

Boa noite queridos seguidores! Hoje trago-vos a primeira sugestão para o natal, um Wellington vegan. Recheado com cogumelos e lentilhas fica divinal e acredito que vão surpreender todos lá em casa, até mesmo a quem diz não gostar de comida vegetariana...

RECEITA

EMPADÃO DE BATATA DOCE COM BOLONHESA DE LENTILHAS E TOFU

Aqui está a receita tão ansiada por vocês! Empadão de batata doce. Uma receita simples, porém, com alguns passos. Fica uma refeição deliciosa e pode ser preparada dias antes e ser posta no forno quando for tempo de a servir...

RECEITA

CARIL DE BATATA DOCE, GRÃO E LEITE DE CÔCO

Quem mais ama caril? Cremoso, picante e cheio de sabor este caril é uma refeição perfeita para a estação. O leite de côco substitui as natas tornando o caril mais saudável e na minha opinião com uma cremosidade incrível...

RECEITA