Empadão de Lentilhas

18 Novembro, 2020

Sabem aquelas comidas que nos reconfortam o coração? Este empadão é uma delas! Um maravilhoso empadão de lentilhas com sabores intensos que nos enche a alma.

Uma das minhas comidas favoritas desde criança e que me levam para as minhas memórias queridas. Esta é a cozinha que mais amo fazer, aquela que nos leva à infância, que nos faz recordar e reviver as nossas melhores memórias. A chamada cozinha afetiva, feita com amor e dedicação.

O Empadão de lentilhas pode ser também uma opção para a vossa ceia de natal! Amo receitas de forno nas épocas festivas. E assim está aberta a época de receitas de natal no Spicy.

Molho de lentilhas

Esta é a base do sabor do empadão de lentilhas, por isso recomendo que usem um bom caldo de vegetais, de preferência caseiro, para criarem uma base de sabor intensa. Podem sempre substituir por água se não tiverem. Aconselho a adicionarem 1 ou 2 colheres de molho de soja se não usarem o caldo vegetal para terem uma maior dimensão de sabor.

Preciso de usar vinho?

Não necessariamente. Gosto muito da intensidade de sabor que o vinho traz, contudo não é obrigatório usarem se não gostarem. Se decidirem usar, usem um bom vinho, um vinho que possa ser consumido e não daqueles de cozinhar.

Posso usar outro leite vegetal?

Sim! Podem usar o leite vegetal que preferirem para fazerem o puré, desde que este seja sem açúcar para que o puré seja neutro. O leite de soja funciona bem e o de aveia também.

Vamos cozinhar?

Recheio de lentilhas

  • 400g de lentilhas castanhas cozidas
  • 2 cenouras raladas
  • ½ cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 120ml de caldo vegetal (ou água) – 1/2cup
  • 250ml de molho de tomate – 1 cup
  • 60ml de vinho branco – ¼ cup
  • 1 csp de orégãos
  • 1 csp de azeite

Puré

  • 6 Batatas médias
  • 2 csp de manteiga vegetal
  • 135ml de leite de amêndoa sem açúcar(1/2 cup + 2 csp)
  • 1 pitada de noz moscada
  • Sal e pimenta q.b
  1. Começa por colocar o azeite numa panela em fogo médio. De seguida junta a cebola e os alhos picados e deixa refogar até aromatizar.
  2. Junta as lentilhas e a cenoura e deixa refogar. Adiciona o vinho e deixa o álcool evaporar.
  3. De seguida adiciona o caldo de legumes ou a água, juntamente com o molho de tomate. Adiciona os temperos e deixa cozinhar por 20min em fogo médio baixo. Reserva.
  4. Descasca as batatas e corta-as em pedaços iguais. Coloca-as numa panela e cobre-as com água. Deixa cozinhar até ficarem bem macias.
  5. Retira toda a água e esmaga as batatas até teres um puré bem lisinho. Adiciona a manteiga e o leite e incorpora tudo até ficar homogéneo.
  6. Verte o preparado de lentilhas para uma travessa de forno e por cima coloca o puré.
  7. Adiciona alguns pedaços de manteiga vegetal por cima do puré e leva ao forno a 250º por 25/30min.
  8. Serve morno e aproveita!

FALAFEL DE GRÃO DE BICO

Como disse nos meus stories no instagram ‘está tão bom que nem consigo parar de comer’ e não estava a mentir! Aqui estão os falafels mais lindos que já fiz e mais saborosos. Para quem gosta de falafel não se vai arrepender de...

RECEITA

VEGAN WELLINGTON

Boa noite queridos seguidores! Hoje trago-vos a primeira sugestão para o natal, um Wellington vegan. Recheado com cogumelos e lentilhas fica divinal e acredito que vão surpreender todos lá em casa, até mesmo a quem diz não gostar...

RECEITA

LASANHA DE LENTILHAS VEGAN

Já ando a testar receitas de Lasanha desde que me tornei vegan, esta ganhou lugar no coração e por isso tenho mesmo que partilhar a receita convosco! Os passos são simples e muito parecidos a uma Lasanha...

RECEITA