Scones Vegan

14 Maio, 2021

Até há pouco tempo nunca tinha feito scones, aliás só me lembro de os ter comido uma vez num cafezinho com a minha madrinha à muitos anos atrás.  Há uns meses atrás a minha mãe disse-me que adorava fazer scones para o lanche, e que os meus irmãos adoravam. Resolvi experimentar algumas receitas até que aperfeiçoei esta e cheguei a este resultado, uns belos scones vegan!

FARINHAS 

Já testei a receita só com farinha de trigo e resulta super bem, por isso, podem omitir a farinha de espelta integral se preferirem. A Farinha de espelta integral é nutricionalmente mais interessante e a mistura das duas farinhas cria a textura perfeita na minha opinião, mas, se não tiverem podem usar só a farinha de trigo.

AZEITE OU ÓLEO DE CÔCO

Os scones tradicionais são feitos com manteiga, muita manteiga. Substituí a gordura da manteiga por azeite. Também funciona muito bem com óleo de côco, contudo o azeite é uma gordura menos saturada e que provavelmente terão mais facilmente em casa. 

AÇÚCAR AMARELO 

Pode ser substituído por açúcar de cana. Neste caso não irá funcionar com um adoçante líquido, irá modificar a textura totalmente. É mesmo necessário o uso de açúcar para que os scones fiquem com a textura perfeita. 

OVO DE LINHAÇA

Já testei a receita sem a linhaça. Funciona, contudo, acho que o ovo de linhaça traz um benefício ao scone em termos de textura. Sem o ovo de linhaça o scone fica mais duro, menos fofinho, mas resulta bem na mesma. Eu prefiro adicionar o ovo de linhaça, que também pode ser feito com chia em pó. 

LEITE VEGETAL

Para estes scones vegan podem usar leite de amêndoa ou leite de aveia. O de soja também irá funcionar bem. O importante é que estes leites vegetais não contenham nenhum tipo de açúcar, uma vez que já usamos açúcar. 

Vamos cozinhar?

  • 6/8 scones grandes 
  • 1 cup de farinha de trigo T55
  • 1 cup de farinha de espelta integral 
  • ¾ cup de açúcar amarelo 
  • 1 csp de fermento em pó 
  • 150ml de leite de amêndoa ou aveia s/açúcar
  • 60ml de azeite ou óleo de côco
  • 1 ovo de linhaça (1 csp de linhaça moída para 6csp de água. Deixa repousar até engrossar, está pronto a usar)
  • 1 pitada generosa de sal
  1. Adiciona as farinhas, o açúcar e o fermento a uma taça. Mistura bem.
  2. Adiciona o leite vegetal, o azeite, o ovo de linhaça e o sal. Mistura muito bem até obteres uma massa uniforme. 
  3. Pré-aquece o forno a 200º. 
  4. Dispõe os scones num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. 
  5. Leva os scones ao forno a 200º durante 10/12min. 
  6. Serve com manteiga vegetal e com doce. Se estás à procura de uma receita de doce incrível experimenta o meu doce de morango com chia aqui

Agora é só aproveitar.

Não queres perder nenhuma receita minha?

Subscreve à SPICYLETTER! Vais receber novidades do blog, conteúdos exclusivos e algumas receitas em primeira mão…e ainda recebes grátis o ebook ‘5 RECEITAS VEGAN DE CONFORTO’! 

DOCE DE MORANGO E CHIA

Se és como eu adoras um bom doce de morango. Mas, eu pessoalmente não gosto muito dos doces do supermercado, mesmo aqueles que não contêm açúcar. Acho que são demasiado doces, e nunca fico inteiramente satisfeita com eles...

RECEITA

BOLACHAS COM PEPITAS DE CHOCOLATE

Haverá melhor snack do que bolachas com pepitas de chocolate? Se há desconheço! Estas bolachas vegan com pepitas de chocolate negro são doces, delicadas e deliciosas. São muito simples e fáceis de fazer e ficam maravilhosas...

RECEITA

PAPAS DE AVEIA

E que tal descomplicar as papas de aveia? Sei que já partilhei algumas receitas convosco, mas esta é a mais simples de todas! Papas de aveia super simples, poucos ingredientes e vegan. As papas de aveia são dos pequenos almoços mais reconfortantes de sempre! Adoro nos dias mais frios, aconchega o coração e ajuda a termos mais energias...

RECEITA