Sopa de Batata Doce e Abóbora

10 Novembro, 2020

Humm já estou a sentir o cheirinho desta sopinha…e tu? Sopa de batata doce e abóbora é das sopas que mais faço nesta estação, principalmente quando começa a ficar mais frio. Existe coisa melhor do que uma sopinha quente no frio? Eu desconheço!

A batata doce e abóbora são das melhores combinações, e quando adicionamos especiarias criamos uma expulsão de sabores incrível. Neste caso usei golden milk!

O que é ‘Golden Milk’?

Leite dourado, o famoso golden milk é uma mistura de especiarias como açafrão, curcuma, gengibre, canela, pimenta preta…que juntas formam este preparado.

Normalmente usado para fazer bebidas quentes e misturado com o leite vegetal, mas também pode ser usado em diversas receitas, doces ou salgadas.

A sua cor dourada não é a única coisa que é fascinante nesta mistura de especiarias. Sabias que o golden milk possuí propriedades medicinais?

O leite dourado ou golden milk têm propriedades anti-inflamatórias e antibióticas. Pode ajudar na saúde digestiva e imunológica e ainda é uma fonte de antioxidantes devido à canela presente no mesmo.

Para além de todos estes benefícios ainda dá uma cor linda aos teus pratos! E nesta sopa fica incível!

E a batata Ana? Posso usar qualquer batata doce?

Podes! Mas depois de já ter testado várias vezes a melhor batata para usares é mesmo a batata doce laranja. Para além da sopa ficar mais cremosa fica com uma cor laranja ainda mais viva e bonita.

O grão é mesmo necessário?

Não, podes perfeitamente fazer só a sopa sem o grão. Mas se gostares de um toque crocante e picante recomendo muito fazeres o grão crocante. É a combinação perfeita entre o doce da sopa e o picante leve do grão!

Vamos cozinhar?

  • 500g de abóbora cortada em pedaços
  • 1 batata doce média cortada em pedaços
  • ½ cebola picada
  • 400ml de água
  • 1 csp de azeite
  • 1 colher de chá de golden milk (@apimenteiraspices)
  • Pimenta preta
  • Sal
  • 250g de Grão cozido
  • 1 colher de chá de pimentão doce
  • 1 colher de chá de picante (usei pimenta cayenne)
  1. Leva uma panela média ao fogo médio, adiciona o azeite e salteia a cebola com o azeite até aromatizar.
  2. Junta a abóbora e a batata doce e refoga um pouco, para ganhar sabor.
  3. De seguida junta a água e deixa ferver até que a batata e abóbora estejam bem cozinhadas.
  4. Junta o sal e pimenta e passa tudo muito bem com a varinha mágica ainda quente até ficar bem cremosa.
  5. Junta as especiarias e mexe bem.
  6. Serve com o grão crocante, coentros e um fio de azeite. Aproveita
    Nota: Se não tiveres golden milk podes substituir com: curcuma, açafrão e gengibre) . . .

Para o Grão

  1. Levar ao forno a 200° num tabuleiro por 40min ou até estar bem crocante. Importante: Não o grão não pode estar sobreposto e pré-aquecer o forno é muito importante para que fique bem crocante.

CARBONARA VEGAN

Quem acompanha o blog desde o início, sabe que ainda quando éramos o visionsandtastes, publiquei uma carbonara. Na altura ainda comia carne e adorava uma boa carbonara. Passaram-se alguns anos...

RECEITA

VEGAN WELLINGTON

Boa noite queridos seguidores! Hoje trago-vos a primeira sugestão para o natal, um Wellington vegan. Recheado com cogumelos e lentilhas fica divinal e acredito que vão surpreender todos lá em casa, até mesmo a quem diz...

RECEITA

SOJA À ALENTEJANA

Boa noite! Ontem fiz um questionário no instagram e a maioria queria esta receita partilhada no blog, por isso aqui está ela. Soja à Alentejana, sim leram bem um prato tradicional português veganizado.  Ando com imensa vontade de veganizar...

RECEITA