Arancini

17 Janeiro, 2021

Lembram-se do arroz de tomate com lentilhas? Não? Então vão lá ver o último post…já voltaram? Aqui está o que podem fazer com o resto do maravilhoso arroz de tomate e lentilhas! Uns belos arancinis.

Mas afinal o que é um arancini?

Arancini é um bolinho de arroz tradicional da cozinha italiana, mais especificamente da Sicília. Caracteriza-se por ser geralmente frito e recheado de diversas formas.

Existem milhares de combinações para o arancini. Tradicionalmente, são feitos com ingredientes de origem animal, contudo, consegui tornar esta receita 100% vegetal e muito mais saudável do que a tradicional!

Arroz

Neste caso é essencial usarem um arroz que já tenha 1 dia e tem de ser uma sobra de rissoto ou do maravilhoso arroz de tomate e lentilhas. Um arroz que não fosse caldoso ou que não tenha tanto amido não irá funcionar nesta receita.

Recomendo usarem mesmo o arroz de tomate e lentilhas, fica ótimo! E assim já sabem o que fazer com as sobras do dia anterior.

Pão ralado ou panko

Fica ao vosso critério! Já testei com os dois e ambos resultam deliciosamente bem.

Leite de amêndoa

Podem substituir por leite de soja, desde que não tenha açúcar adicionado.

Vamos cozinhar?

  • Resto de rissoto ou resto do arroz de tomate e lentilhas (deve estar frio e já ser de 1 dia atrás)
  • Leite de amêndoa sem açúcar q.b
  • Panko ou pão ralado q.b
  • 1 Fatia de queijo vegetal cortado em pedaços
  1. Com o resto do teu arroz de tomate e lentilhas, e com o arroz bem frio, forma bolas de arroz com as mãos. No meio coloca uns pedacinhos de queijo vegetal.
  2. De seguida passa cada bolinha de arroz no leite vegetal, delicadamente e posteriormente no pão ralado ou panko.
  3. Leva as bolinhas de arroz ao frigorífico por 20min.
  4. Depois de bem frias leva os arancinis ao forno num tabuleiro, a 190º entre 20/25min.
  5. Serve bem quentinhos, com uma salada deliciosa e aproveita!

Não queres perder nenhuma receita minha?

Subscreve à SPICYLETTER! Vais receber novidades do blog, conteúdos exclusivos e algumas receitas em primeira mão…e ainda recebes grátis o ebook ‘5 RECEITAS VEGAN DE CONFORTO’! 

ARROZ DE TOMATE E LENTILHAS

Alguém disse comida de conforto? Nada diz comida de conforto como arroz de tomate não concordam? E aqui está ele! Arroz de tomate e lentilhas, caldoso e cheio de sabor. Na verdade, esta receita surgiu por acaso…sem querer...

RECEITA

MOLHO DE TOMATE COM ALHO ASSADO

E voltamos aos básicos para vos dar a minha receita de molho de tomate caseiro, mas com um truque! Este molho de tomate é feito com alho assado e manjericão fresco. Com ingredientes frescos e cozinhado por pelo menos...

RECEITA

VEGAN NUGGETS

Boa noite! Hoje trago-vos uma receita deliciosa, nuggets de tofu que são maravilhosos. Estaladiços e cheios de sabor. Estes não ficam esponjosos nem sem sabor! O segredo está nos temperos, e na forma como é cozinhado. Neste post vou ensinar-vos alguns truques para marinar o tofu, para que fique fofinho e super saboroso. Vamos a receita?

RECEITA