Massa com Molho de Abacate

11 Fevereiro, 2021

Não te apetece cozinhar, mas queres uma refeição completa e extremamente saborosa? Que tal uma massa com molho de abacate? É das receitas mais fáceis que já criei e já me ajudou imensas vezes, principalmente naqueles dias que não me apetece fazer grande coisa.

Fica uma delícia e os ingredientes são muito simples de encontrar. Eu diria que o maior truque para que este molho fique incrível é os abacates estarem bem maduros. Se tentarem fazer com um abacate verde ou mais firme não vai resultar. Como é o ingrediente principal é muito importante que sejam de boa qualidade e no ponto certo.

Como já costume por aqui, vamos falar das substituições!

Cajus

Podem ser substituídos por nozes ou amêndoas. Eu prefiro o sabor dos cajus, mas também é a oleaginosa que tenho sempre em casa. Podem usar a da vossa preferência. Eu testei com estas três e resultam muito bem.

Coentros

São facilmente substituíveis por salsa. Também podem usar manjericão que funciona perfeitamente. Pessoalmente sou uma grande fã de coentros!

Levedura nutricional

É opcional, contudo traz aquele sabor semelhante ao queijo que fica maravilhosamente neste molho.

Vamos cozinhar?

Massa para ¾ pessoas (qualquer massa irá funcionar)

  • 2 abacates maduros
  • 1 dente de alho
  • 100ml de água quente
  • 100g de cajus
  • 1 mão cheia de coentros ou salsa
  • Sumo de ½ limão
  • 2 csp de azeite
  • 2 csp de levedura nutricional (opcional)
  • Sal e pimenta preta q.b
  1. Coze a massa em água abundante temperada com sal conforme as instruções da tua embalagem.
  2. Demolha os cajus em água quente durante uns 10min. Reserva 50ml dessa mesma água.
  3. Enquanto a massa coze prepara o molho de abacate.
  4. Adiciona os abacates a um recipiente, juntamente com os coentros, o alho, levedura nutricional, cajus, a água que reservaste, azeite, sumo de limão e sal e pimenta. Passa tudo com a varinha mágica muito bem, até obteres um creme liso e muito cremoso.
  5. Escorre a água da massa e reserva um bocadinho da água do cozimento.
  6. Coloca a massa cozida numa taça para servir, adiciona o molho e umas colheres de sopa da água do cozimento e envolve muito bem até estar tudo incorporado.
  7. Serve com mais cajus picados e aproveita!

Não queres perder nenhuma receita minha?

Subscreve à SPICYLETTER! Vais receber novidades do blog, conteúdos exclusivos e algumas receitas em primeira mão…e ainda recebes grátis o ebook ‘5 RECEITAS VEGAN DE CONFORTO’! 

À BRÁS DE LEGUMES

Alguém me tinha pedido que tornasse esta receita mais saudável, mas a verdade é que eu adoro esta receita tal como ela é! Não é uma receita saudável, mas é uma receita que me lembra muito a minha mãe, aliás é uma receita dela. À brás sempre foi uma receita que a minha...

RECEITA

CARBONARA VEGAN

Quem acompanha o blog desde o início, sabe que ainda quando éramos o visionsandtastes, publiquei uma carbonara. Na altura ainda comia carne e adorava uma boa carbonara. Passaram-se alguns anos, deixei de consumir produtos de origem animal e nasceu...

RECEITA

MASSA COM MOLHO DE HUMMUS E SALSA

Vocês pediram e aqui está! Mais uma receita simples, saudável e deliciosa! Chegaram muitos novos seguidores aqui ao blog. Antes de mais bem-vindos ao nosso cantinho. Aqui partilhamos receitas vegan e provamos delícias...

RECEITA