Pão de Hambúrguer Caseiro e Maionese de Abacate

10 Fevereiro, 2021

Pára tudo! Ainda compras pão de hamburger? Então este post vai mudar a tua vida! 

Um pão de hambúrguer fofinho, fácil de fazer e muito saboroso. Confesso que também comprava pães de hambúrguer quando me apetecia mesmo comer um. Mas, para além da maioria conter produtos de origem animal, tem imensos ingredientes desnecessários e gorduras saturadas que não precisamos na nossa vida.

Senti-me inspirada e criei esta receita! Para acabarem de uma vez por todas com a busca por um pão de hambúrguer vegan.

Falemos então das míticas substituições que vocês gostam tanto!

Farinha de trigo T65

Ultimamente ando a estudar imenso sobre pão! Entre artigos, livros e vídeos tenho aprendido muito sobre esta arte para vos dar a melhor informação possível. E, por enquanto aprendi duas coisas essências! Estas duas coisas são muito úteis para quem não costuma fazer pão em casa, ou é a primeira vez que o vai fazer.

Quanto mais branca for a farinha mais fofo o pão irá ficar.

Neste caso, queremos um pão de hambúrguer bem fofinho certo? Recomendo que usem farinha de trigo T65. Para pão fica maravilhoso. Contudo podem substituir por outra farinha branca sem fermento. Espelta ou Trigo T55 irão funcionar bem.

Açúcar de cana

Vamos à segunda dica?

Utilizar açúcar ajuda o fermento a desenvolver-se!

Para quem acha que não tem jeitinho nenhum para fazer pão, ou quem tem receio usem açúcar. Atenção pode ser omitido! Contudo normalmente os pães de hambúrguer são ligeiramente doces e quis replicar esse conceito. Quero sempre transmitir-vos que não temos de deixar de comer aquilo que gostamos, mesmo mudando a nossa alimentação.

E também não vamos comer pão de hambúrguer todos os dias verdade?

Podem usar açúcar de cana ou côco. (Se usarem açúcar de côco pode mudar ligeiramente a cor dos vossos pãezinhos.)

Leite de amêndoa

Pode ser substituído por leite de soja ou aveia (têm receita no reels de como fazer leite de aveia caseiro em 5min!)

Vamos cozinhar?

 Secos

  • 2 cups de farinha de trigo T65 (+/- 360g)
  • 2 csp de fermento para pão seco
  • ½ colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar de cana
  • Sementes de sésamo para decorar

Líquidos

  • +/- 125ml de água
  • 30ml de azeite
  • 2 csp de leite de amêndoa sem açúcar
  1. Começa por juntar os ingredientes secos numa taça larga.
  2. Adiciona o azeite à farinha.
  3. De seguida junta a água aos poucos e vai misturando. Até obteres uma massa homogénea, não muito firme nem muito pegajosa.
  4. Atenção! Vem aí a dica da Ana no que toca a fazer pãozinho em casa!
  5. Amassa a massa durante uns 5 minutos. (A massa deve ficar com uma consistência firme e sedosa) Forma uma bola e coloca-a numa taça com um fio de azeite. Deixa a massa descansar por pelo menos 1 hora. Cobre com um pano sem tocar na superfície da massa, num local quente (pode ser num forno desligado ou num micro-ondas).
  6. Assim que tiver bem descansada, forma bolas médias com a massa (uma dica é que ao formares estas bolas, vás juntando a massa com pequenos beliscões. Esses mesmos beliscões devem estar virados para baixo.) Esta quantidade de massa dá para cerca de 4 pães médios ou 6 pães pequenos.
  7. Coloca cada bola de massa num tabuleiro com papel vegetal ou folha de silicone. Deixa levedar por mais 30/40min. Tapando novamente com um pano.
  8. Pré aquece o forno a 200º
  9. Pincela cada pão com um bocadinho de água e polvilha com sementes de sésamo.
  10. Leva os pães ao forno a 200º durante 15-20min. (Cada forno tem as suas manias. Assim que estiverem douradinhos podem desligar o forno).
  11. Abre o forno e deixa os pães lá a descansar por mais uns 10min. Depois estão prontos a comer!
  12. Utilizei os hamburgers de grão e castanha do @deraíztalhovegan. Fi-los na frigideira apenas com um fio de azeite, ficam divinais!
  13. Fiz também uma maionese de abacate super fácil que combina muito bem com este combo. Usei ½ abacate, 1 colher de chá de mostarda, 1 csp de azeite, 2 colheres de sopa de sumo de limão sal e pimenta a gosto. Bate bem com a varinha mágica e delicia-te!

DICA DA ANA: Tenho aprendido que cada farinha é uma farinha, assim como cada casa é uma casa. ‘Ana, mas o que é que isto quer dizer?’. Quer dizer que a vossa farinha pode pedir mais água ou menos água. Daí ser importante que coloquem a água aos poucos. A vossa casa pode ser mais ou menos húmida, o ambiente onde vão confecionar o vosso pão vai influenciar sempre a consistência do vosso pão. Por isso já sabem, adiciona aos poucos até obteres uma consistência firme.

Até ao próximo post!

Não queres perder nenhuma receita minha?

Subscreve à SPICYLETTER! Vais receber novidades do blog, conteúdos exclusivos e algumas receitas em primeira mão…e ainda recebes grátis o ebook ‘5 RECEITAS VEGAN DE CONFORTO’! 

SEM NACHOS SEM QUEIJO

Sabem quando nos apetece tanto comer uma coisa, mas não temos todos os ingredientes em casa? Pois bem, foi assim que este prato surgiu! Sem nachos, sem queijo, nome escolhido por vocês e que bem que assenta neste prato...

RECEITA

FALAFEL DE GRÃO DE BICO

Como disse nos meus stories no instagram ‘está tão bom que nem consigo parar de comer’ e não estava a mentir! Aqui estão os falafels mais lindos que já fiz e mais saborosos. Para quem gosta de falafel não se vai arrepender de fazer...

RECEITA

HAMBÚRGUER DE JACA ASSADA

Sabem quando temos aquela vontade enorme de comer fast food? Yep eu também tenho essa vontade às vezes! Mas, já pensaram que podem fazer um mega hambúrger muito melhor e muito mais saudável nas vossas casas?...

RECEITA