Sem Nachos Sem Queijo

27 Janeiro, 2021

Sabem quando nos apetece tanto comer uma coisa, mas não temos todos os ingredientes em casa? Pois bem, foi assim que este prato surgiu! Sem nachos, sem queijo, nome escolhido por vocês e que bem que assenta neste prato. Os ingredientes são simples e muito mais saudáveis que os nachos tradicionais, mas com todo o sabor na mesma!

Vamos falar das substituições?

Bom, não é um prato com ingredientes complicados, aliás, são ingredientes muito acessíveis e a ideia é que vocês possam utilizar o que têm em casa e adaptar! Os toppings ficam totalmente ao vosso critério, usem o que tiverem e o que vos apetecer colocar nos vossos sem nachos sem queijo.

Batatas

Usei batatas biológicas com a casca. É muito importante lavarem muito bem a casca das batatas se quiserem usá-la. Se preferirem sem casca vai resultar igualmente bem, deixo ao vosso critério. Usem umas boas batatas, eu usei batatas vermelhas, que dão para diversas confeções. A escolha da batata pode fazer a diferença!

Feijão preto

Na verdade, podem utilizar outra leguminosa. Resulta muito bem com feijão manteiga, feijão branco ou feijão encarnado. Usem o que tiverem á mão.

Queijo cheddar vegan

Os ingredientes para o cheddar são todos essenciais. Podem omitir a levedura nutricional, contudo é este precioso ingrediente que dá o sabor a ‘queijo’ ao cheddar.

Vamos cozinhar?

Para 2/3 pessoas

  • 4 Batatas médias
  • 2 csp de azeite
  • 1 pitada de sal
  • 4 csp de feijão preto cozido
  • Cheddar vegan
  • 100g de caju demolhado
  • 2 csp de levedura nutricional
  • 2 cenouras pequenas cozidas
  • 1 alho
  • 100ml de água
  • 1 colher de chá de de pimentão doce
  • 1 pitada de noz moscada e pimentão doce fumado
  • Sal e pimenta q.b

    Toppings a gosto, eu usei:

  • 1 abacate esmagado com sumo de lima
  • 100g de tomates cherry
  • Coentros
  • Sour cream vegan (1 csp de maionese vegan com 1 csp de sumo de limão)
  • Sriracha
  1. Primeiro começa por preparar as batatas. Lava muito bem as batatas e corta-as em quartos pequenos, não demasiado finos, mas também não demasiado grossos. É importante que tentes cortar as batatas mais ou menos do mesmo tamanho, para que cozinhem uniformemente.
  2. Pré aquece o forno a 200º.
  3. Coloca as batatas já cortadas numa taça grande. Adiciona 2 colheres de sopa de azeite e uma boa pitada de sal. Envolve-as bem.
  4. Dispões as batatas num tabuleiro para o forno, forrado com papel vegetal ou usa uma folha de silicone. As batatas devem estar apenas numa camada, ou seja, não as sobreponhas umas em cima das outras. Desta forma, elas vão ficar estaladiças e deliciosas!
  5. Leva as batatas ao forno a 200º entre 30/40min. A meio do tempo vira-as, para que fiquem estaladiças de todos os lados.
  6. Enquanto as tuas batatas cozinham, prepara o teu cheddar vegan! Este ‘queijo’ vegetal pode ser utilizado de diversas formas, podes até colocar em torradas, sandes ou pode até mesmo ser um bom molho para uma massa. Primeiro, corta as cenouras em pedaços pequenos e cozinha-as até estarem bem tenras.
  7. Enquanto as tuas cenouras cozinham demolha os cajus em água quente durante 20min.
  8. Assim que as tuas cenouras estiverem bem tenrinhas, junta-as aos cajus, com 100ml de água (pode ser uma parte da água que usaste para demolhar os cajus). Junta também os temperos, sal, levedura nutricional, pimentão doce, noz moscada e pimentão doce fumado. Bate tudo num liquidificador ou com a varinha mágica. Deve ficar com uma consistência super cremosa.
  9. Agora tens duas opções, podes usar o vegan cheddar assim, ou podes aquecê-lo numa panela até engrossar e cozinhar. Your choice!   Agora é hora de montar o teu prato de sem nachos sem queijo! A primeira camada devem ser as batatas (usa uma travessa larga). De seguida o feijão e depois os restantes toppings, neste caso usei os tomates, sour cream vegan, o nosso cheddar, abacate, sriracha e coentros.

Agora é só aproveitar!

Não queres perder nenhuma receita minha?

Subscreve à SPICYLETTER! Vais receber novidades do blog, conteúdos exclusivos e algumas receitas em primeira mão…e ainda recebes grátis o ebook ‘5 RECEITAS VEGAN DE CONFORTO’! 

AS MELHORES BATATAS ASSADAS

Quem mais ama batatinhas? Eu cá não resisto a uma boas batatinhas assadas! E estas já são um favorito aqui em casa. E sabem que mais? Perfeitas para o natal e mesmo a tempo de deixarem a vossa mesa ainda mais saborosa. Mas estas...

RECEITA

PANADOS DE SEITAN

Já me estou a babar só de escrever esta receita! Uma das minhas favoritas do momento. Eu e o meu namorado não deixamos de comer carne ao mesmo tempo, porém ele deixou-o de forma gradual e agora em casa já não temos nada de origem animal! Os dois temos...

RECEITA

HAMBÚRGUER DE JACA ASSADA

Sabem quando temos aquela vontade enorme de comer fast food? Yep eu também tenho essa vontade às vezes! Mas, já pensaram que podem fazer um mega hambúrger muito melhor e muito mais saudável nas vossas casas? Exato! Hoje trago-vos uma receita mais gulosa...

RECEITA