Pasta All' Arrabbiata

27 Maio, 2021

Quem já me segue há algum tempo sabe que sou apaixonada pela culinária italiana e como ela está bem presente nas minhas refeições do dia a dia.

Se há coisa que aprendi ao estudar a cozinha italiana é que a simplicidade está muito presente. Aliás, a simplicidade é a base da culinária italiana.

PASTA

A qualidade da massa que usamos é mesmo muito importante. Não vale a pena usarem uma massa barata sem qualidade pois o resultado não vai ser o mesmo, posso garantir. Temos de pensar assim, se vamos usar poucos ingredientes que estes sejam de alta qualidade.

Na Itália é exatamente isto que fazem na cozinha deles. Usam poucos ingredientes, mas com a melhor qualidade possível. Só assim podemos re criar uma verdadeira pasta italiana.

Nesta receita, tradicionalmente usa-se penne. Como eu não tinha em casa usei tortiglioni. É importante que a massa tenha algumas ranhuras, para absorver o molho. Se o molho entrar nas ranhuras é o primeiro passo para o sucesso. A massa vai ficar suculenta, deliciosa!

MOLHO DE TOMATE 

A pasta all’ arrabbiata é uma massa tradicional italiana picante, daí o nome arrabbiata (nervoso/irritado), com molho de tomate, alho e refogada em azeite. 

Como já vos falei anteriormente, a matéria-prima é extremamente valorizada na culinária italiana. Com o molho de tomate não é exceção. Podem usar a minha receita de molho de tomate ou a receita do último reels também. Se preferirem podem usar um molho de tomate de compra de qualidade claro.

AZEITE 

O azeite também é um dos ingredientes principais desta receita. Usei azeite extra virgem de muito boa qualidade. O azeite traz a gordura necessária, e ajuda o molho a ficar aveludado e encorpado.  

Vamos cozinhar?

  • 200g de massa (penne ou tortiglioni)
  • 4 alhos laminados 
  • 1 colher de sopa de flocos de pimenta cayenne (se não gostam de muito picante ponham apenas 1 colher de chá)
  • Sal q.b
  • 3 csp de azeite 
  • 125ml de molho de tomate (caseiro ou o vosso preferido – tem receita de molho caseiro aqui no Spicy e também no meu instagram no último reels)
  • 3 csp de levedura nutricional 
  • Manjericão a gosto
  1. Cozinha a tua massa de acordo com as instruções.
  2. Enquanto a tua massa cozinha prepara o molho. 
  3. Leva ao lume médio uma frigideira com o azeite.
  4. Quando aquecer, diminuiu o lume para baixo. Adiciona os alhos e os flocos de pimenta. 
  5. Retira do fogo quando os alhos começarem a ficar dourados. 
  6. Adiciona o molho de tomate e ajusta os temperos. 
  7. Reserva um pouco da água da cozedura da massa para o molho.Com a massa al dente, adiciona a massa ao molho juntamente com a levedura nutricional e a água da cozedura.
  8. Envolve bem e está pronto a servir. Serve com manjericão e aproveita!

Não queres perder nenhuma receita minha?

Subscreve à SPICYLETTER! Vais receber novidades do blog, conteúdos exclusivos e algumas receitas em primeira mão…e ainda recebes grátis o ebook ‘5 RECEITAS VEGAN DE CONFORTO’! 

MASSA COM PESTO DE ESPINAFRES

Se há molho que adoro é um bom pesto! Na verdade, esta receita surgiu por acaso. Queria muito fazer um pesto e não tinha manjericão nem nenhuma erva aromática. “Que pânico!” pensei eu…”E se fizer com espinafres?”. Bom a ideia...

RECEITA

CARBONARA VEGAN

Quem acompanha o blog desde o início, sabe que ainda quando éramos o visionsandtastes, publiquei uma carbonara. Na altura ainda comia carne e adorava uma boa carbonara. Passaram-se alguns anos, deixei de consumir produtos de origem animal...

RECEITA

MOLHO DE TOMATE COM ALHO ASSADO

E voltamos aos básicos para vos dar a minha receita de molho de tomate caseiro, mas com um truque! Este molho de tomate é feito com alho assado e manjericão fresco. Com ingredientes frescos e cozinhado por pelo menos...

RECEITA