Tofu com Natas

29 Dezembro, 2020

Cremoso e delicioso? Temos! Sem dúvida que são as duas palavras que melhor definem este prato! Tofu com natas. Um belo prato para estas épocas festivas.

Antes que perguntem, não é a coisa mais saudável do mundo, mas leva-me à infância e um dos meus pratos favoritos. A prova de que não temos mesmo de abdicar das nossas raízes só porque mudamos de alimentação! Podemos sim continuar a comer o que gostamos e a cozinhar as nossas referências.

Espero que gostem muito deste prato, que me leva para a cozinha da minha mãe e que já me fez tão feliz.

Mas antes de cozinharmos, vamos às substituições?

Algas

As algas são essências neste caso! Trazem-nos o sabor a mar, que é essencial neste prato. Usei algas wakame. São algas mais tenrinhas e perfeitas para este prato.

Podem encontrá-las em lojas asiáticas, ou em lojas com produtos biológicos.

Natas de soja

Podem perfeitamente omitir e usar apenas o leite de amêndoa. As natas dão uma cremosidade extra que aprecio, mas são substituíveis!

Leite de amêndoa

Podem substituir por qualquer leite vegetal sem açúcar exceto o de arroz. Já testei com leite de aveia e de soja e resultou super bem.

Tofu

Usei tofu firme, já sem a água e apenas cortei em cubinhos. Se quiserem ser ainda mais extra podem marinar o tofu com sumo de limão e alho em pó.

Batatas

Usei batatas brancas, para assar. São as que vão resultar melhor neste caso pois ficam secas e crocantes! Na receita original fritam-se as batatas. Como evito ao máximo as frituras faço no forno, na minha opinião até ficam muito melhores!

Vamos cozinhar?

Ingredientes 2/3 pessoas

  • 8 batatas pequenas em cubos
  • 2 csp de azeite
  • 2 csp de manteiga vegetal
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 200ml de água
  • 1 csp de algas
  • 100ml de natas de soja
  • 200ml de leite de amêndoa
  • 200g de tofu
  • Sal
  • Noz moscada
  • Pimenta preta
  • Alho em pó
  1. Começa por cortar as batatas em cubos e dispõe-nas num tabuleiro para o forno forrado com papel vegetal. Adiciona azeite e sal. Leva as batatas ao forno a 210º por 30/35min. Quando passarem 20min aumenta a temperatura para 240º e cozinha-as por mais 10/15min.
  2. Junta as algas a 200ml de água quente e reserva. Retira as algas quando for necessário usar a água. Reserva um pouco das algas para mais tarde.
  3. Começa por juntar a manteiga numa panela em fogo médio, até derreter completamente. Junta a farinha e mexe bem para não criar grumos. Vai juntando a água das algas aos poucos, e mexendo sempre muito bem. De seguida junta o leite vegetal e natas de soja e mexe até obteres uma boa consistência. Reserva o bechamel.
  4. Corta o tofu em pequenos pedaços, adiciona o tofu e algumas das algas ao bechamel e de seguida as batatas. Tempera com sal, noz moscada, pimenta e alho em pó.
  5. Coloca o preparado numa travessa de forno e leva ao forno a 230º por 30/35min.
  6. Acompanha com uma bela salada fresca!

Não queres perder nenhuma receita minha?

Subscreve à SPICYLETTER! Vais receber novidades do blog, conteúdos exclusivos e algumas receitas em primeira mão…e ainda recebes grátis o ebook ‘5 RECEITAS VEGAN DE CONFORTO’! 

AS MELHORES BATATAS ASSADAS

Quem mais ama batatinhas? Eu cá não resisto a uma boas batatinhas assadas! E estas já são um favorito aqui em casa. E sabem que mais? Perfeitas para o natal e mesmo a tempo de deixarem a vossa mesa ainda mais saborosa. Mas estas...

RECEITA

EMPADÃO DE LENTILHAS

Sabem aquelas comidas que nos reconfortam o coração? Este empadão é uma delas! Um maravilhoso empadão de lentilhas com sabores intensos que nos enche a alma. Uma das minhas comidas favoritas desde criança e que me levam para as minhas memórias queridas...

RECEITA

PANADOS DE SEITAN

Já me estou a babar só de escrever esta receita! Uma das minhas favoritas do momento. Eu e o meu namorado não deixamos de comer carne ao mesmo tempo, porém ele deixou-o de forma gradual e agora em casa já não temos nada de origem animal! Os dois temos...

RECEITA