Pickles Caseiros
19 Maio, 2021
Se és como eu amas pickles! Mas os de compra por vezes não têm os melhores ingredientes. Demasiado sal, demasiado açúcar e na minha opinião nunca vão ser tão bons quanto pickles caseiros. Para além disso, saber que podes aromatizar os teus pickles com o que quiseres é incrível acredita.
OS 4 COMPONENTES PRINCIPAIS
Os pickles são conservas de vegetais em vinagre. Este processo permite a produção da fermentação. É uma fermentação natural, que se forma pela ação das bactérias do próprio vegetal.
Esta fermentação é também um método de preservação de alimentos conhecido há centenas de anos.
Existem vários tipos de fermentados, onde se usam diversas técnicas. Hoje, vamos falar de fermentados com aromatizantes.
Onde existem 4 ingredientes que fazem esta magia acontecer
- Vinagre
- Açúcar (Neste caso vamos utilizar agave, mas podem utilizar ou outro adoçante líquido ou a mesma quantidade de açúcar de cana)
- Sal
- Água
São estes 3 ingredientes que vão transformar os nossos vegetais em pickles fáceis! Este processo chama-se SALMORA. O começo da fermentação.
AROMATIZAR
Este passo é totalmente opcional, mas eu aconselho muito que o façam. Aromatizar os nossos pickles vai elevados a um outro nível!
Com o que podes aromatizar?
Na verdade, quase todas as especiarias poderão funcionar, contudo existe um conjunto de especiarias que, irão aromatizar melhor com os ingredientes fermentados.
As especiarias devem ser usadas em grão não em pó.
Algumas sugestões:
- Pimentas em grão
- Mostarda em grão (tanto a branca quanto a preta)
- Endro
- Louro
Estas são apenas algumas das possibilidades que podes usar nos teus pickles fáceis.
IMPORTÂNCIA DOS FRASCOS DE VIDRO
O vidro é mais fácil de limpar, não mancha e não fica com cheiros, que a mim me incomodam muito. Este tipo de conserva iria deixar um cheiro forte num frasco de plástico. Acredita, eu já testei e arrependo-me.
Para além disso podem reutilizar frascos que já tenham nas vossas casas!
Se reutilizarem é importante:
- Ferver os frascos em água quente durante aproximadamente 10 min, para remover todas as bactérias.
- Deixar secar completamente
ALGUMAS DICAS MUITO IMPORTANTES
Não coloquem os vossos frascos no frigorífico ainda quentes! Isso irá provocar um choque térmico e provavelmente vão partir os vossos frascos com os vossos belos pickles caseiros.
Se utilizarem um frasco que produza vácuo, como os que eu utilizo, os vossos pickles podem durar mais tempo no frigorífico.
Deixem a vossa imaginação voar!
Podes fazer pickles de diversos vegetais, aqui ficam algumas sugestões para os mais aventureiros.
- Pepino
- Cenoura
- Couve Coração
- Rabanete
- Beterraba
Vamos cozinhar?
Pickles de cebola roxa
- 2 cebolas roxas médias
- 200ml de água bem quente
- 125ml de vinagre de sidra
- 1 pitada generosa de sal
- 3 csp de agave
- 1 csp de pimenta em grão
Pickles de courgette
- ½ courgette grande
- 200ml de água quente
- 125ml de vinagre de sidra
- 1 pitada generosa de sal
- 3 csp de agave
- 1 csp de mostarda em grão (usei mostarda preta)
- Lamina a cebola, não muito fina nem muito grossa. Para a courgette usa um descascador e faz tiras de courgette (o meio da courgette usa para fazer uma bela sopa).
- Coloca a cebola e a courgette em recipientes de vidro com tampa.
- O processo a partir daqui é o mesmo para ambos os pickles.
- Adiciona o sal, o agave e a especiaria que escolheste para aromatizar. Pode ser uma especiaria qualquer desde que gostes do sabor, como expliquei no início do post.
- Coloca o vinagre e a água quente.
- Fecha bem os recipientes. Certifica-te que estás a utilizar recipientes que não vazem o líquido.
- Abana bem a mistura de pickles para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados.
- Reserva em temperatura ambiente. Podes mantê-los em temperatura ambiente durante 3 a 4 dias, depois deves conservá-los no frigorífico, irão durar até 1 mês.
- Aproveita!
Não queres perder nenhuma receita minha?
Subscreve à SPICYLETTER! Vais receber novidades do blog, conteúdos exclusivos e algumas receitas em primeira mão…e ainda recebes grátis o ebook ‘5 RECEITAS VEGAN DE CONFORTO’!
BIFES DE COGUMELOS PLEUROTUS
Neste novo quadro do blog, vou trazer-vos receitas simples, para o dia a dia que podem incluir na vossa alimentação de uma forma fácil e descomplicada. Desta vez trago-vos bifes de cogumelos pleurotus. É um acompanhamento...
RECEITASALADA DE LEGUMES E AMENDOIM
Amo saladas! Mas não daquelas chatas só com alface, ninguém quer comer só alface não é verdade? Eu gosto de saladas com textura, sabor e claro cheias de nutrientes para alimentarmos o nosso corpo. Hoje partilho convosco...
RECEITA3HAMBÚRGUERES DE VEGETAIS
Há pouco tempo fiz um quizz no instagram onde vos perguntei se tinham dificuldade em planear refeições. A maioria de vocês disse que sim, por isso decidi criar um novo segmento para o blog, ‘BÁSICOS VEGAN’. Este novo segmento vai ajudar-vos a planearem as vossas refeições...
RECEITA